Skip to content Skip to footer

ANALISTA DE DADOS O que faz, formação, salários

Lá, ela começou como analista de dados, mas logo mudou para engenharia por recomendação de um chefe. « Ele falou que engenharia seria mais interessante para mim, e que eu tinha feito um bom trabalho até aqui, me estimulando a migrar », conta. O propósito principal da semana é fomentar a troca de conhecimento e experiências entre ingressantes, veteranos, pesquisadores, docentes e profissionais da área. Além disso, serão oferecidos coffee breaks e certificados de participação, válidos para horas complementares. Com o intuito de capacitar jovens para atuar na área de tecnologia da informação, Luciana Santos informou que o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou um programa de bolsas para estudantes. A ministra enfatizou a demanda crescente na área de desenvolvimento de softwares, prevendo um déficit de até 500 mil vagas no Brasil até 2025.

Engenheiro de Dados, Cientista de Dados e Analista de Dados são, respectivamente, as opções de carreira a seguir. Enquanto isso, um Engenheiro de Dados é o profissional que normalmente será responsável por limpar e processar dados complexos. https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ Eles podem usar abordagens mais “programáticas” usando linguagens como Scala ou Java (como um Engenheiro de Software) e provavelmente se sentem à vontade para executar etapas manuais para extrair, carregar e transformar dados (ELT).

Qual é o salário de um cientista de dados?

Muitos Cientistas de Dados passaram de Analista de Dados a Cientista de Dados (embora isso não seja uma regra). Eles podem fazer o trabalho de um Analista de Dados, mas também dominam o aprendizado de máquina (Machine Learning), são qualificados em programação avançada e podem criar novos processos para modelagem de dados. curso de cientista de dados O crescimento desta profissão reflete não apenas a evolução tecnológica, mas também uma mudança no modo como negócios e sociedade percebem e utilizam dados. Os cargos de analista de dados e cientista de dados podem parecer iguais ​​para quem está fora da área, mas, na verdade, essas duas funções são muito diferentes.

Isso causa muitos problemas nos processos de recrutamento e seleção e é comum encontrar vagas pedindo um Analista de Dados, quando os requerimentos são para Engenheiro de Dados, por exemplo. O trabalho desse profissional é muito complexo e exige conhecimento interdisciplinar, pois quanto maior for o seu desempenho em lidar com sistemas numéricos e algarismos, melhor será a sua atuação. Ainda é fundamental lembrarmos que essa profissão conta com pouca mão de obra qualificada no mercado e por causa disso é bem renumerada. Você gosta de trabalhar com números e ajudar as áreas de negócio a entender seus dados através de relatórios e visualizações? O foco está mais na administração e eficiência do banco de dados em si e não tanto na análise dos dados contidos nele.

Como se tornar especialista em dados?

Alguns analistas de dados optam por especializar suas habilidades e progredir em setores com maior potencial de ganhos. Eles podem se tornar analistas de saúde, analistas financeiros ou analistas de sistemas. A partir daí, os cientistas de dados podem progredir de impactar projetos específicos para trabalhar em domínios inteiros para uma empresa. Um analista de dados é alguém que coleta e examina dados para identificar tendências, que servem como insights para as empresas que as usam para tomar decisões mais informadas.

Leave a comment

0.0/5